Caçando ursos, ou hedge enquanto sexo (portulanos 5)

“- Fala sério: você não vem aqui para caçar urso?”

Essa é uma piada clássica. Cá nos servirá para refletir sobre a justificativa clássica dos mercados. Hedge existe para reduzir riscos dos produtores. Os mercados servem para financiar as empresas. Sexo existe para a reprodução.

Façam a conta: quantas trepadas são executadas para cada filho que é produzido? Se originalmente, nalgum macaco distante, sexo visava a reprodução, cá entre nós é artifício remoto. Aliás, o sexo como identidade, como discurso de afirmação na polis, é justamente aquele que prescinde totalmente de sua vinculação à reprodução: parada gay.

Sexo, portanto preenche outro papel. E hedge também. Esqueçamos a história da carochinha do agricultor querendo garantir seu preço e do especulador querendo correr o risco. Quase todo mundo que está no mercado está para ganhar dinheiro e não se defender de um risco para seu negócio físico. Para ter prazer imediato e não se perpetuar enquanto carne no tempo bíblico-darwiniano, portanto.

A imagem que eu usava há uns três anos para explicar derivativos e seu papel na crise era esta: o episódio the muffin tops de Seinfeld. No caso, todo mundo quer o top of the muffin, ninguém quer o corpo denso e sem graça do bolinho. Qual seja: todo mundo quer a parte de “rentabilidade” dos papéis e não o custo de carregar o papel. Isto vale tanto para mendigos quanto para fundos de pensão. Portanto, o mercado fornece isso, um mundo sem papéis físicos, um mundo em que ninguém precisa arcar com o custo de carregar as ações ou os grãos para que se tenha a “rentabilidade”.

Voltando às imagens sexuais, o mercado hoje é uma casa de swing na qual não há restrições na entrada de homens desacompanhados. Raros se dão bem e por vezes degenera em gang bang (tipo o caso da AIG). Sabendo as pessoas de que na verdade se trata de um quarto escuro, beleza. Mas a versão oficial ainda é de que se trata de uma caçada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: