fex-nômeno

Ao pobre, a imagem do fenômeno em campo dava a sensação de estar assistindo o jogo numa TV de LCD (daquelas que costuma haver em bares, restaurantes e casas de pessoas que não se dão ao trabalho de alterar a configuração) na sua TV convencional. Pois, em 4×3 Ronaldo agora é 16×9.

Ao final da partida, no entanto, sua caminhada me fez pensar em algo mais sinistro, uma conspiração …

Em 13 de junho de 2006 Ronaldo esteve em campo contra a Croácia. Esteve? A ausência de forma não explicaria aquela imobilidade. Ou ele estava com problemas neurológicos graves, ou sob medicação anti-psicótica, ou sob a ameaça de gangues de apostadores dos Balcãs, ou… ou não era bem ele que estava ali. Mas fosse alguma maravilha mecânica da Nike ou alguém sob grave perturbação física e mental, misteriosamente Ronaldo era outro na partida seguinte. Longe de ser o fenômeno de outrora, mas agora com a capacidade de ao menos ficar impedido. E fazendo jogadas como nunca se viu ele fazer antes: usando a cabeça e não os pés.

Voltando, dia 13 jogo com a Croácia, dia 18 jogo contra a Austrália. Entre elas? Dia 17 deixou o mundo Bussunda. Deixou?

Creio que o andar de Ronaldo ao se despedir deixou claro o que aconteceu. Ronaldo, se é que ainda era ele ali, teve um peripaque mais grave que o de 1998, perecendo ou ficando irremediavelmente comprometido. Talvez esteja por aí, talvez tenha sido ele mesmo que, “mentalmente desafiado”, pegou os travestis na Barra. Mas concretamente, a partir daquele momento Bussunda assumiu o papel de Ronaldo, sacrificando sua carreira, sua família, seus amigos, em nome de manter a esperança de uma nação e o IBOPE da Globo.

Vocês dirão: fantasia? Não, há precedentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: