Está faltando um Bill Gates

Para muitos, Bil Gates é o mal. Para mim, Bill Gates é um grande sujeito que trouxe a comoditificação do computador. Não me interessa se a solução B ou C teria sido melhor: o fato de que um padrão existe e que as pessoas não estão sendo barradas a produzir naquele padrão torna o mundo muito mais eficiente em termos de escala de produção. Entre um bonsai na mão de Brian Arthur e uma floresta, fico com a floresta.

Mas vamos ao caso: o carro elétrico. A questão que se coloca para a generalização do carro elétrico é o seu curto alcance. No entanto, essa noção de alcance parte da premissa que o carro elétrico deverá ser reabastecido como um automóvel. Mas suponhamos que o carro elétrico, ao invés de ser simplesmente reabastecido numa tomada, possa trocar de bateria? As pessoas trocam o bujão de gás ao invés de enchê-lo, por exemplo.

Isso permitiria grandes ganhos de eficiência na reciclagem de baterias, na adoção de modelos novos e mais eficientes, na entrada de novos produtores com preços mais competitivos.

O que impede? Basicamente, o fato de que trocar as baterias seria uma operação complexa. Mas e se os carros seguirem um padrão em que as baterias estejam na mesma posição de fácil troca? E se você puder chegar num posto e em 2 minutos trocar suas baterias por outras carregadas e continuar sua trip na route 66?

Anúncios

2 Respostas to “Está faltando um Bill Gates”

  1. ericodc Says:

    olha, acho que você se enganou de personalidade.

  2. ohermenauta Says:

    Quantos postos de gasolina existem na Route 66? 🙂

    Pelo menos os postos poderão produzir seu próprio combustível. Pelo menos na Route 66, creio eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: