O mesmo que Dantas

Aclama-se Ronaldo pelos dois gols contra o Santos. Bonitos, mas prescindem do slow motion. No último, dá tempo do zagueiro voltar para ser driblado. E digo isso porque fosse ele jogador do Santos, a jogada teria sido impedimento. Ronaldo é um jogador de uma habilidade extraordinária, o avatar de Pelé. Provavelmente será o artilheiro do campeonato brasileiro. Mas cravo que cinco ou mais de seus gols serão marcados em impedimento. Os bandeirinhas tem critérios diferentes entre times, e o responsável pelo ataque do Santos no primeiro tempo e do Corinthians no segundo é um exemplo claro disso.

Criticam a torcida do Botafogo por não ter ido no Maracanã. Para que? Será que a imprensa não é capaz de perguntar aos torcedores do Botafogo qual a percepção do que se passa no campeonato carioca? Será que eles não viram os absurdos das decisões de anos anteriores? Qual o sentido de ir ao Maracanã para ver a “atuação” de Juan, exemplo paradigmático? Primeiro, implodia a qualquer contato físico. O juiz, prontamente, dava falta. O replay mostra que sempre ele dobra os joelhos quando o contato se aproxima. Mas claro que os comentaristas do sistema Globo, interessados em agradar a maioria dos espectadores e criar a ilusão de que aquilo é um processo tão honesto e não dirigido como o big brother, silenciam. Não vejo a hora em que o Simon vai se juntar a Marsiglia e Wright.

Mas Juan protagonizou outra cena, a agressão a Maicosuel por ter tido a audácia de driblá-lo. Aquele era um lance claríssimo de expulsão, mas claramente o juiz não queria estragar o espetáculo expulsando um jogador do Flamengo. O silêncio do comentarista Junior ante a aquele lance foi vergonhoso, mas é aquela coisa, ele sabe porque está ali.

O que vem acontecendo no futebol brasileiro tem muitos anos é o mesmo do caso Dantas: a fraude é explicita mas a imprensa faz de conta que nada acontece. Nada pode perturbar os negócios e a ordem. E enquanto isso, as crianças e jovens, bem como consumidores que não fazem parte das classes investment grade, cada vez mais vão usando camisas de times europeus. O playstation e a TV a cabo não vão acabar só com o entertainment da Globo, mas com a parte de esportes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: