A culpa é do Congresso (cpt. Louis Renault, 1941)

Um dos problemas do comentarismo que vive de vender palestra e da prestidigitação personalizada das nuvens é que eles acabam virando banda de bar-mitzva, taxistas das idéias que vão para onde o dinheiro lhes paga.

Veja-se por exemplo esse artigo que está lá no Noblat, Um Congresso Autista. Pois no meio de uma crise dessas o Congresso não toma nenhuma medida decisiva como a reforma tributária (cuja proposta em curso foi feita antes da crise, crise a qual está mudando os paradigmas de ação pública lá fora, coisa que não chegou no comentarismo daqui pelo visto) e ainda por cima, vejam vocês, ainda por cima propõe gastar R$ 1,6 bilhões a mais em emendas de parlamentares, um aumento da ordem de 25%.

Enquanto isso, no mundo real, cada vez menos Hollywood e mais Brecht, as massas de otários que acreditaram em governança auto-regulada se insurgem, aqui e lá fora. Só as perdas individuais da Aracruz e da Votorantim foram maiores do que o Congresso fará o governo gastar com essas despesas descricionárias -se e quando elas vierem a ser liberadas pelo executivo – que em geral atendem a pleitos cotidianos de pessoas que não podem contratar alguém que tem “compromisso de atender o cliente em suas necessidades 24 horas por dia”.

De fato, o Congresso tem culpa: era para ter chamado às falas o Bacen e a CVM e pedir explicações de como essas bandalheiras aconteceram e quem ganhou com essa história (como derivativos são soma zero, alguém levou a mesa. Isso ninguém diz – se alguém tiver visto algo me mande um link – o que é muito curioso).

O cara tem uma empresa, que tem clientes. Seria decente colocar uma estimativa de qual será o ganho financeiro de seus clientes com as propostas em curso. Não falo do impacto sobre crescimento que essas medidas mágicas gerariam, ou na redução de transaction costs; simplesmente gostaria de saber o quanto elas vão pagar a menos de impostos ceteris paribus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: