Blutocracia

Fosse pura plutocracia, vá lá. Mas, de fato, os EUA são piores que isso. Não me consta de em ouro lugar do planeta seu desempenho desportivo ser causa para se ter acesso a educação superior. Mas fosse só isso…

O gráfico abaixo provocou depressão tanto em PZ MYers quanto no John Wilkins, dois interessantes blogueiros de ciência:

Seis meses atrás eu escrevi sobre essa aversão enraizada dos EUA ao mundo intelectual, pegando como exemplo o desenho corrida maluca. Naquela época não havia ainda Sarah Palin, a mais perfeita tradução dessa miséria da alma.

Blutocracia. Junção do nome masculino americano Bluto com a palavra grega para governo. Forma nova de governo em que pessoas são escolhidas pela attitude, mesmo sem nenhuma –  e nenhuma mesmo! – qualificação, seja em termos de carreira, seja em termos intelectuais, para o cargo. Andrew Sullivan sugere uma Sarah Palin em versão CGA. That may be good, especialmente se o processo democrático tradicional for substituído por algum reality show com pessoas aleatórias mas interessantes. Imagine Boninho como kingmaker…

Anúncios

3 Respostas to “Blutocracia”

  1. ohermenauta Says:

    Porra, nem um post sobre o Obama? Essa tua produção tá em baixa, hein! 🙂

    “Camponês tem quota!”

  2. Alba Says:

    OK, Palin não é um grande intelecto, mas… Bush é? Berlusconi é? Tony Blair era? E aqui na AL? Alguém acredita no intelecto de Lula?
    Carl Sagan alegava que, com a possível exceção de Carter, Hoover foi o último presidente americano com algum entendimento científico. Isso reflete um grave problema no paradigma político ocidental? Sim, mas daí a criticar Palin como se antes de seu surgimento o Mundo fosse governado por reis-filósofos é simplesmente falta de caráter.

    • samurainoutono Says:

      Alba,

      Palin está além de qualquer defesa. Você confunde alguém que não tem instrução sofiticada (Lula) com alguém que é simplesmente burra (Palin).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: