red herring

A crise não é do setor financeiro. As subprimes são só uma das pontas do Iceberg. A crise é a economia americana que cresceu duas décadas na base do consumo das famílias (sem contrapartida de crescimento de renda, ou seja fordismo financiado a juros módicos e prazos infinitos) e gasto do estado. Óbvio que essa fantasia vai estar presente no discurso dos economistas: eles vivem disso. Mas é fantasia, discurso que se faz para não se encarar a verdade.

Qual seja: os US$ 700 bilhões de Paulson são para a estatização das dívidas dos americanos como um todo, e não só de um relapso, inconsequente ou criminoso setor financeiro. Não que eles sejam inocentes, mas também não são culpados. Foram só o agente da irresponsabilidade coletiva, a wermacht financeira dos willing executioners do capitalismo americano. O que se passa agora é algo como a estatização da dívida externa por Delfim, o estado americano assumindo a carga e as culpas perante o mundo como forma da economia não desmontar.

O monetarista que há dentro de mim sabe que isso resultará em inflação e em destruição da moeda, das expectativas de longo prazo. O marxista sabe que nesse processo as instituições americanas – que foram construídas por um processo histórico expansão permanente – ver-se-ão sujeitas à interpretação do profeta Daniel. E o keynesiano sabe que, no desenrolar dessa crise, a classe dos burocratas terá sucedido à dos empresários, relegado esta e os austríacos, de Hayek a Schumpeter, ao mundo micro, mundo de alfas microscópicos.

(sem saco nesse momento para sair pondo links)

 

PS: acabei me esquecendo de postar, e eis que a Yves me sai com um post muito bem acertado sobre a crise.

Anúncios

Uma resposta to “red herring”

  1. BumelypeBal Says:

    I highly enjoyed reading your blogpost, keep on posting such exciting stuff.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: