Xabi e Xavi, uma história de dois empates

Champions League, semifinais. Dois empates, duas histórias distintas.

Anfield. 4-3-3 contra 4-3-3. Frente a frente, o mestre em ocaso e o brilhante aprendiz das artes do desarme. Makelele, na sua incapacidade de passar a bola, com suas pernas que não correm mais o que deviam. Mesmo assim, dando conta de Torres e Gerrard ao mesmo tempo. Sim, porque Terry estava ausente. Aliás, esse foi um jogo em que deu prá se perceber bem um dos problemas da Inglaterra: os “brilhantes” ingleses são inferiores aos seus parceiros. Ricardo Carvalho é um jogador superior ao raçudo Terry, e Gerrard… bem, Gerrard foi alvo de post específico, mas fato é que Xabi Alonso é um meio campista muito superior a ele. Tendo ao seu lado Mascherano, esta cruza de Gattuso com Makelele, Xabi Alonso reinou com seu senso de colocação e seus passes perfeitos. A sorte, no entanto, foi azul, e um esforçado Riise, no afâ de mostrar serviço e recuperar a vaga do tecnicamente muito mais bem dotado Fábio Aurélio, acabou empatando a partida. IMHO, Rafa errou ao não substituir Fernando Torres, dominado por baixo por Makelele e Carvalho, por Crouch. Ou de jogar Gerrard para a direita e pôr o batalhador Kuyt pelo meio, trazendo Lucas para trancar de vez o meio campo.

Aliás, falando em Lucas, lá pelas tantas veio a tradicional pergunta de um telepatriota da ESPN se Lucas não teria vaga no meio campo do Liverpool. Parecem cegos. Lucas não tem nem terá a categoria de Xabi Alonso ou a intensidade de Mascherano. Eles já eram assim na idade do Lucas, que é um ótimo jogador, deveria ser titular na seleção brasileira já visando 2010-2014, mas que, ali, é e será banco.

Segundo dia, Barcelona e Man Utd. Esqueçamos o penalty, isso acontece, a história teria sido outra etc. Esqueçamos o Manchester, que, de fato, não jogou e conseguiu o resultado desejado: empate. O Barcelona mostrou semelhança com o time que foi um dia, o time que não voltará a ser. Xavi fez sua melhor partida neste ano, pelo menos nas pouca mais que uma dúzia que devo ter visto do Barcelona. A diferença: Deco. O pequeno Xavi é um belíssimo meio campista, um Falcão, mas dependente de alguém que segure atrás e de alguém que lute ao lado. Mais do que Ronaldinho, o futebol de passes curtos e precisos de Xavi foi a marca do time de Rijkard. A chegada temporária de Davids e a definitiva de Deco, permitiram que seu futebol florescesse de forma notável nesses anos. Mas tendo ao lado o igualmente diminuto e quase tão brilhante Iniesta, fica faltando alguém para “tomar conta do loja”.

E aí há o outro problema, o diferencial que imho assinala o fim deste time do Barça. Embora taticamente relapso, Ronaldinho era a possibilidade do time escapar da armadilha que é para um time ficar fascinado com a beleza de seus passes curtos e perfeitos, com a bola bem tocada e as jogadas bem construídas, mas que, ao fim e ao cabo, não levam a mais que um empate contra uma defesa de primeira linha. Ronaldinho e suas enfiadas rápidas, na diagonal, para Eto’o, Giuli ou Messi eram a possibilidade de surpresa. Ronaldinho e suas jogadas geniais, únicas, faziam a diferença entre um time formidável e um time mitológico. Ontem Iniesta estava lá no lugar de Ronaldinho. Ótimo jogador, mas não o bastante.

E Messi? Messi é extraordinariamente hábil com a bola nos pés, finaliza bem, mas concretamente não tem a capacidade de saber passar a bola certa, no momento certo, em qualquer lugar do campo. Messi é um atacante, não um meio campista, não um ponta. Nunca o substituto do 10 que se vai. Aquele Barcelona será enterrado no verão, com as anunciadas partidas de Deco e Ronaldinho. Sem eles, não sei se Xavi e Messi jogarão de forma tão extraordinária como nas temporadas anteriores. Terão que se reinventar.

Anúncios

Tags:

Uma resposta to “Xabi e Xavi, uma história de dois empates”

  1. Hermenauta Says:

    Estou aqui esperando aquele seu post sobre a aplicação da teoria evolucionária ao futebol. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: